Blog

Sua empresa não precisa ser grande para começar, mas deve começar pra ser grande

Sua empresa não precisa ser grande para começar, mas deve começar pra ser grande

Afinal, o que define o sucesso das empresas num cenário cada vez mais competitivo?

Muitos são os fatores, mas arriscamos afirmar que dois pré-requisitos complementares e sucessivos se destacam – ter uma boa estratégia competitiva e ter capacidade de transformá-la em resultados.

A estratégia competitiva é geralmente definida/aprovada pelos sócios/conselho da organização e exige profundo conhecimento do mercado, das capacidades internas e dos competidores. Como direcionadora, a estratégia deve ter visão de longo prazo e, a partir dela, devem ser desdobrados os objetivos do negócio – estratégicos, táticos e operacionais, assim como os projetos e investimentos relevantes.

Mas a melhor estratégia definida para uma empresa, enquanto estiver só no papel, não terá nenhum impacto para o sucesso do negócio. A próxima etapa, que considera a geração de capacidade para transformar a estratégia competitiva em resultados, é determinante para tal.

Apesar de considerarmos todas as capacidades nessa questão, a gestão estratégica de pessoas com foco em resultados é prioritária, uma vez que são as pessoas que geram todas as demais capacidades. Por esse motivo, nosso foco está direcionado para a gestão estratégica de pessoas, sob a responsabilidade dos executivos da empresa, como base para essa segunda etapa.

A gestão estratégica de pessoas deve partir da definição da estrutura organizacional e das competências aderentes para o ciclo estratégico, passa pelo alinhamento dos demais subsistemas de RH e culmina com um modelo de remuneração alinhado aos objetivos do negócio, que permeie todos os níveis hierárquicos.

Esse modelo, onde a relação ganha X ganha atua como impulsionadora de performance e contribui para uma gestão mais focada em resultados, depende fortemente de um bom sistema de informações que garanta acesso a todos os níveis e transparência quanto à evolução dos objetivos e projetos.

Trata-se de uma etapa fundamental, que requer metodologia e dedicação e, por vezes, se faz necessária a contratação de recursos externos experts no tema para conduzir o trabalho com sucesso.

Sua empresa não precisa ser grande para começar, mas deve começar pra ser grande.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Related Posts