Sustentabilidade Ambiental e Diversidade na Pauta da PME
Faz quase 30 anos que a sustentabilidade ambiental passou a fazer parte da agenda das empresas e, mais recentemente, chegou a era da diversidade. Ambas as tendências, vêm ganhando força e relevância nos planos de negócio, independentemente do porte ou setor de atuação da empresa, apesar de ainda estarem muito distantes da realidade das PME familiares brasileiras.
Mais do que projetos isolados, o desafio atual consiste em incorporar ao plano do negócio, politicas aderentes à preservação ambiental e ao apoio à diversidade, se possível nesse último, de forma prática no quadro da empresa.
O cuidado com o meio ambiente, que já tem impacto no valor das empresas, aparece como diferencial para seleção de marcas entre as gerações mais jovens, que além de preocupação com o futuro do planeta, assumem o papel de protagonista, e adotam atitudes radicais, como por exemplo, evitar o plástico no seu consumo diário. Esse exemplo, dentre outros, exige das empresas uma revisão de seu portfólio de produtos e da cadeia produtiva, em busca de um posicionamento alinhado à tendência de preocupação com o meio ambiente, respeitando o equilíbrio da sua cadeia de valor.
Quanto à diversidade, além do argumento acima também ser válido, ou seja, as gerações mais jovens selecionam marcas que apoiam essa prática, um segundo argumento a ser considerado pelos Conselhos (que na sua maioria ainda são formados por homens brancos) é que praticar a diversidade (gênero, raça, orientação sexual, religião, PNE, etc) no quadro de funcionários é a melhor forma de garantir que sua empresa esteja preparada para atender a demandas dos. mais diversos públicos.
Não dá para seguir postergando decisões como estas. Se a sua empresa ainda considera que essa realidade ainda não chegou, cuidado! Seja você o protagonista deste tema na sua empresa e ajude na preservação da sua marca.