Dicas para recuperação de empresas familiares conceito 4D's

Autora: Antonio Capellini
Conselheiro/Membro da Diretoria/CEO/CFO

Esta Pandemia está colocando à prova os Lideres e os Conselhos das organizações e nos mostra que estão se dando melhor aquelas empresas que se adaptam com mais agilidade a estas mudanças de comportamento e estes novos tempos (como exemplos, aceleração da transformação digital e inovação). Temos que estar muito atentos a estas mudanças, pois o que era importante no passado, pode não ser mais a prioridade. Atualmente o remoto prepondera sobre o presencial.

Sendo o propósito dos Conselhos a Transformação Construtiva das Organizações, cabe ao Conselheiro o papel de Mentor ao CEO ou Diretor/Gerente Geral como o ponto de contato dos Acionistas/Conselho com a organização. Durante a minha trajetória como CEO e Presidente de Conselho em diversos países e por várias situações de crise (certamente nenhuma da gravidade desta Pandemia) apliquei um conceito que chamo de meus quatro “Ds” . Simples como estas quatro palavras a seguir…..

Direção, o líder tem que passar à organização nestes momentos uma Direção do que passa a ser prioridade, de quem será o responsável de cada ação e tempos para execução para que durante o caminho se possa monitorar o progresso e ações de correção, se necessário. A presença constante e participativa do líder nestes momentos passa a ser mais importante a cada dia. Comunicar, comunicar, comunicar.

Disciplina, o fator disciplina em momentos extraordinários como o que estamos enfrentando, deve estar presente no dia a dia da organização. Principalmente quando grande parte do trabalho está sendo feito remotamente por meios digitais. Atenção a horários, agendas, pautas de reunião, atas de reunião, seguimento a compromissos e respeito aos colaboradores que participam em reuniões, eventos e projetos visando o êxito da organização.

Dedicação, ao cumprimento dos planos traçado, a direção passada pelo líder, a participação ativa nos projetos assignados a cada um dos colaboradores, a busca permanente de aprimoramento do conhecimento, visando a melhoria na qualidade e agilidade nos resultados do que nos foi assignado.

Distrações, devemos reduzir e, se possível, eliminar o que não está agregando valor ao cumprimento dos trabalhos que estão sobre a responsabilidade de cada um. Muitas vezes dedicamos muito tempo tratando de analisar números não representativos para o porte da organização e deixamos os valores que realmente fazem a diferença passarem despercebidos. Concentre-se no que agrega valor ao seu negócio.

Atenção a estes detalhes tem me ajudado muito no processo de recuperação de resultados nas organizações que tenho estado envolvido.

Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá ????
Como podemos ajudá-lo?